Hermanos Gutiérrez, um pouco desse faroeste moderno pela costa Sul-Americana

Dois irmãos que transbordam sonoridade latina, com pitadas de surf music e influência clara nas trilhas de cinema de Ennio Morricone e um pouco de certo misticismo no palco. Foi nas primeiras canções trazidas nas melodias das suas guitarras que cantão sem precisar de uma voz, cada nota é sentida, cada canção é uma história, e assim, uma viagem sonoro instrumental que ocorreu no Ópera de Arame (Curitiba).
No palco, temos Estevan Gutiérrez toca guitarra e percussão (bongôs, maracas) e Alejandro Gutiérrez, guitarra de Lap Steel. Durante o show na maioria das canções era nítido a guitarra como condutora das canções do repertório da noite, que eram na sua maior parte dos dois últimos álbuns “Sonido Cósmico” (2024) que é produzido pelo Dan Auerbach, guitarrista e vocalista da banda The Black Keys (recomendo ouvir), e “El Bueno y el Malo” (2022) e seus outros discos que começaram em 2017 com o álbum 8 Años.
Durante o show, a fumaça se mistura com a luz baixa e amarelada trazendo uma atmosfera do velho oeste, vamos assim dizer! Parecendo um duelo entre irmãos, mas era o contrário, eram suas guitarras que pareciam se entrelaçar entre ritmos e melodias, outra hora mais lentas e pensativas, outra, mais solitárias. Aos poucos foram introduzindo os outros instrumentos de percussões (ritmo) vale o destaque para algumas canções como Lagrimas Negras, El Fantasma, Três Hermanos e El camino de mi Alma.
Essa sonoridade marcante do duo, vem das faíscas de eco (guitarras) em que reverbera nas músicas, simulando uma cavalgada a cavalo, isso mesmo que você leu, quando ouvir novamente o duo, preste a atenção! E o “Loop Station” dos pedais usado como base de gravação dos bongôs e maracas ao vivo no show usado como ritmo. Ao final do show, tenho a percepção pela sonoridade marcante latina que trazem e um repertório de referências na bagagem, e a sua própria identidade sonora, temos um certo frescor na indústria fonográfica instrumental, que hoje, precisa consumir tudo rapidamente, o que faz os Hermanos Gutiérrez irem na contramão disso tudo.
Depois dessa breve introdução sobre os Hermanos Gutierrez, espero ter despertado sua curiosidade, ouça com atenção e tire suas próprias conclusões. E uma pequena observação, porque não esperar futuramente ouvi-los em trilhas de filmes também, quem sabe!

Mais curiosidades das quais, você leu no texto, aqui no vídeo:
Link:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=QaejAfU-rfs
(Hermanos Gutiérrez – Full Performance (Live on KEXP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2025 Jefferson Ribeiro