Aqui, trago 3 recomendações do âmbito musical que você deveria conhecer!

Uma das principais características de um apaixonado por música é sempre ter o ouvido atento ao seu redor e se manter disposto a conhecer novos artistas, músicas, álbuns e nunca ficar preso a um só gênero. E consequentemente ficar atento ao que acontece no mundo da música em um modo geral, para entender como funciona os meandros do cenário e ter cada vez mais conhecimento rico sobre a área. Sendo assim, trago nesse texto 3 recomendações do âmbito musical. A primeira é Nati Bermudez, quem pude conhecer em um show muito intimista durante o Festival de Curitiba em 2022. Depois trago todo o samba malandro de gafieira paulista com a banda Sandália de Prata e fecho com um documentário sobre Amy Winehouse, que busca mostrar os seus vícios com drogas, relação familiar e tabloides que consequentemente levaram a sua morte prematura em 2011. Aproveite e boa audição!   

Nati Bermúdez – EP: (Vazio Lúcido) 2021

Para quem gosta de um som mais melódico voltado para o pop e MPB, pode ouvir sem medo! Existe certa sensibilidade nas ótimas letras escritas pela própria Nati Bermudez, nas 5 faixas presentes no EP. A cantora que é uruguaia radicada em Curitiba, traz essa mistura latina sabendo trabalhar canções mais pop como No Avesso dos Sonhos, que conta com a participação de Jessie Rolim. Outras canções do EP trazem uma sonoridade instrumental mais orgânica, como Ecos (Feat. Déa Trancoso) e Andarilhar, e por último, Ciranda Menina com uma pegada mais eletrônica. Os arranjos são outro ponto fundamental trazidos pela instrumentista e produtora Érica Silva.

Sandália de Prata – Álbum (Samba Pesado) 2009

O disco já ganha a minha total atenção na primeira faixa. Os vocais de Uli costa e o instrumental de sopros presentes na canção Reza Forte são um deleite aos ouvidos e exemplo de um samba jazz classudo. Já a faixa O Pescador conta com excelentes backing vocals. Nas músicas Vou mandar Pastar e Sapato de Ouro temos uma levada mais swingada. Sem esquecer do instrumental feito pelo grupo de músicos Sandro Lima (violão e guitarra), Marcelo Fernandes (saxofone), João Lenhari (trompete), Jorge Neto (trombone), Carlinhos (baixo), Dado Tristão (teclado), Tito Amorim (percussão) e Paulinho Sorriso (bateria).A banda faz um samba de gafieira de primeira e esbanja malandragem no disco inteiro. 

Amy (2015)

É inegável não reparar na voz quase hipnótica de Amy Winehouse. Cheia de personalidade e força, tem um dos álbuns mais importantes do início do século XXI, o Back to Black (2006). Como nas suas músicas, a vida de Amy foi cheia de surpresas pela velocidade com que coisas boas e ruins cercavam ela. É o que esse documentário, produzido pelo diretor Asif Kapadia, traz pelo ponto de vista de pesquisas (imagens). É revelador e substancial, mostrando como os tabloides bombardeavam e seguiam a cantora a cada passo que dava, abordando comportamentos autodestrutivos, relações familiares e amorosas tão toxicas quanto a fama que a cercava. Para fechar, tem uma fala de Amy no filme que diz muito sobre como isso iria acabar “Eu não quero ser famosa, porque não aquentaria a pressão”. Espero ter despertado sua curiosidade a esse filme!  

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Email
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *